Henry Miller

Escritor norte-americano

O famoso escritor norte-americano Henry Miller foi um dos principais autores associados à vanguarda literária da primeira metade do século XX. Sua obra destaca pela sua abordagem única e descontraída sobre as relações humanas, a espiritualidade e o contato com a natureza. Combinando elementos autobiográficos, poesia, filosofia e pensamento reflexivo, Miller criou um estilo de escrita moderno e original, influenciando outros artistas e tendo seu trabalho traduzido para mais de dez idiomas.

Miller nasceu em 1891 em Long Island, Nova York. Cercado por uma família de origem judaica, ele se relacionou inicialmente com o judaísmo, assim como muitos escritores famosos da época. Mas, à medida que envelhecia, seu interesse por outras religiões começou a crescer, inclusive o budismo e o cristianismo. Estas religiões foram fundamentais para a escrita de Miller, e devem ter contribuído para a atmosfera mística que permeia as obras do autor.

Miller começou sua carreira como escritor em 1919, quando publicou seu primeiro livro, Clipped Wings, que fez pouco sucesso. Anos depois, embarcou em uma jornada de autodescobrimento que resultou na publicação de seu primeiro grande sucesso, Tropic of Cancer, em 1934. No livro, Miller não só fala sobre a sua vida, mas coloca em questão temas como sexo, política e religião. Esta obra foi considerada obscena e polêmica, e foi censurada nos Estados Unidos por muitos anos.

Miller também escreveu seus diários e manuscritos. O diário continha um extenso relato de seu cotidiano e as memórias dos seus viajantes e leituras. Miller também foi um dos pioneiros da poesia beat, bem como dos ensaios autobiográficos. Entre os textos mais conhecidos do escritor estão Black Spring (1936), The Colossus of Maroussi (1941) e The Wisdom of the Heart (1956).

O trabalho de Miller teve grande impacto na literatura moderna e acabou influenciando escritores como Jack Kerouac, Allen Ginsberg e William S. Burroughs. Seu estilo meio poético, meio descontraído, se tornou uma referência na literatura contemporânea. Miller morreu em 1980 aos 89 anos de idade, deixando uma obra que se tornou uma importante influência para gerações de escritores.
Henry Miller
Nascimento: 26 de dezembro de 1891

Local: Yorkville

Morte: 7 de junho de 1980 aos 88 Anos
país de nacionalidade Estados Unidos
obra destacada Trópico de Câncer