Herbert Marcuse

Sociólogo alemão

Herbert Marcuse, conhecido como o principal pensador da Escola de Frankfurt, foi um importante sociólogo alemão que trabalhou na área da teoria social, filosofia política e crítica cultural. Seu trabalho tem ajudado a moldar a teoria e a crítica no campo da sociologia desde meados do século XX.

Durante sua vida, Marcuse desenvolveu uma visão radicalmente crítica das estruturas sociais contemporâneas. Ele acreditava que, independentemente das melhorias significativas atingidas pelo progresso tecnológico, as estruturas sociais modernas perpetuavam o desequilíbrio de poder e desigualdade social, mantendo a vida humana no estado atual de insatisfação e alienação. Devido a isso, ele propôs como solução revolucionária a construção de uma sociedade mais igualitária, baseada em padrões de participação mais democráticos.

É notável como Marcuse descreveu a sociedade capitalista como uma estrutura de controle imposta pelo governo ao povo. Ele também criticou a ideologia da sociedade ocidental moderna, chamando-a de "mercadoria totalitarismo", ou seja, uma sociedade que prioriza o consumismo acima de todos os outros valores. Para Marcuse, o sistema econômico capitalista possuía a tendência de gerar sistemas de poder, desequilíbrio e injustiça, baseada no domínio e superextração de recursos de grupos menos privilegiados.

Além disso, Marcuse também se interessou pela cultura e o papel que a arte desempenhou na cultura ocidental. Ele acreditava que a liberdade da expressão artística possuía o potencial de perturbar os padrões estabelecidos pela cultura capitalista, muitas vezes influenciando o pensamento crítico de jovens cidadãos.

Herbert Marcuse morreu em 1979, mas deixou uma obra abrangente e influente. Seus escritos ainda são estudados e discutidos pelos pesquisadores interessados ​​em teoria social, filosofia política e crítica cultural, delinear a trajetória que muitos estudiosos usaram para avançar e analisar a estrutura social moderna. Marcuse permanece como uma figura-chave na Escola de Frankfurt e na crítica moderna da sociedade ocidental.
Herbert Marcuse
Nascimento: 19 de julho de 1898

Local: Berlim

Morte: 29 de julho de 1979 aos 81 Anos

Causa: hemorragia intracerebral

cônjuge Erica Sherover-Marcuse
país de nacionalidade Alemanha
obra destacada Ideologia da Sociedade Industrial
formação Universidade Columbia