Herbert Spencer

Filósofo inglês

O filósofo inglês Herbert Spencer, nascido em 27 de abril de 1820, é considerado um dos intelectuais mais influentes do século XIX.

O trabalho de Spencer manifestou-se em inúmeras áreas, desde a filosofia à sociologia, economia, direito, antropologia e ética. Spencer foi responsável por desenvolver a Teoria da Evolução, que foi posteriormente aperfeiçoada por Charles Darwin. Ele também elaborou a principal teoria sobre os direitos individuais, que afirma que as liberdades individuais estão acima de qualquer intervenção governamental.

As ideias de Spencer foram influenciadas por filósofos como Adam Smith, John Stuart Mill, Jean-Jacques Rousseau e Thomas Hobbes e publicou vários livros sobre seus pensamentos. Seu primeiro livro, O Princípio da método de Estudo Social, foi publicado em 1853. Neste livro, Spencer argumentou que a sociedade evolui gradualmente através de mudanças na cultura, costumes, educação, economia e outros fatores sociais.

Spencer foi um defensor forte da liberdade individual e defendeu que as pessoas deveriam ter o direito de viver suas vidas sem interferência governamental. Em sua visão, o governo deveria atuar principalmente como agente de proteção, não com o intuito de intervir nos assuntos privados das pessoas.

Além disso, Spencer foi um dos primeiros filósofos a reconhecer a importância da interação social para o desenvolvimento das pessoas. Ele acreditava que as pessoas cresciam e melhoravam-se através do contato social, desenvolvendo habilidades e conhecimentos através do intercâmbio com outras pessoas.

Herbert Spencer faleceu em 8 de dezembro de 1903, deixando uma marca indelével na história da filosofia e da sociedade. Seu pensamento influenciou a abordagem moderna aos direitos individuais, à teoria evolutiva e às relações interpessoais. O legado de Spencer continua a ser aproveitado pelos filósofos e pensadores do século XXI.
Herbert Spencer
Nascimento: 27 de abril de 1820

Local: Derby

Morte: 8 de dezembro de 1903 aos 83 Anos
país de nacionalidade Reino Unido da Grã-Bretanha e Irlanda