Hermes da Fonseca

Político brasileiro

HERMES DA FONSECA: UM POLÍTICO BRASILEIRO QUE MARCOU ÉPOCA

Hermes Rodrigues da Fonseca foi um importante homem de governo brasileiro que marcou sua época ao longo dos anos da Primeira República. Nascido em Botucatu, São Paulo, em 28 de fevereiro de 1855, ele foi um dos principais artífices da Proclamação da República no Brasil e teve um papel notável na vida política brasileira.

Hermes da Fonseca foi um grande apoiador da república no Brasil. Em 15 de novembro de 1889, ele apoiou a proclamação do regime republicano por líderes como Deodoro da Fonseca. Desde então, Fonseca desempenhou um papel importante na nova forma de governo, ocupando cargos em vários ministérios.

Fonseca foi eleito presidente do Brasil em 26 de outubro de 1910, depois de uma campanha intensa para convencer a população de que um governo civil era mais seguro e menos propenso a abuso do que o governo militar.

Durante seu mandato, Hermes da Fonseca usou seu apoio ao progresso científico e tecnológico para posicionar o país como um líder no desenvolvimento e modernização. Ele criou a Escola Superior de Guerra, que foi responsável por organizar a carreira militar brasileira, e também promoveu a criação de uma série de inspeções rurais para garantir que fornecedores e agricultores pudessem receber melhores condições de trabalho.

Além de seus feitos no governo, Fonseca também foi um grande defensor da literatura e da poesia brasileiras. Ele fundou a Biblioteca Nacional, estimulou a estruturação do ensino superior brasileiro e foi responsável por publicar a obra "Lira dos Vinte Anos", que é considerada a obra cumbre da poesia brasileira.

Todos esses feitos colocam Hermes da Fonseca como um dos mais importantes políticos brasileiros do século XX, cuja legado contribuiu imensamente para o desenvolvimento do Brasil. Fonseca morreu em 14 de dezembro de 1923, em Petrópolis, cidade fluminense.
Hermes da Fonseca
Nascimento: 12 de maio de 1855

Local: São Gabriel

Morte: 9 de setembro de 1923 aos 68 Anos
cônjuge Nair de Tefé
país de nacionalidade Brasil
formação Academia Militar das Agulhas Negras