Humberto Teixeira

Compositor brasileiro

O compositor pernambucano Humberto Teixeira é considerado um dos principais nomes da música brasileira, destacando-se pela sua capacidade criativa em conectar o ritmo do nordeste brasileiro com o melodioso estilo e ritmos de origem europeia.

Nascido em 1914 em Itapipoca, Ceará, Teixeira teve sua infância marcada por uma vida comovente, já que precisou enfrentar a pobreza desde cedo. Por conta disso, aos 11 anos, ele começou a trabalhar como marinheiro, diversificando sua vida para cuidar da família.

No entanto, o seu amor pela música não deixou de crescer, e suas composições surgiram e se desenvolveram ao longo da sua vida. Por meio desse trabalho, Teixeira tornou-se conhecido como o criador do Baião e do Estilo Nordestino, tornando-se um ícone da música brasileira.

Em suas composições, Humberto Teixeira costuma misturar culturas diferentes, sempre incluindo elementos locais, como os ritmos da região nordeste brasileira, com melodias europeias. Essa mescla gerou canções únicas e verdadeiros hinos como “Asa Branca”, “Lua Branca” e “Baião”.

O legado de Humberto Teixeira não se restringe apenas as suas composições. Com sua experiência, ele também foi resposável por desenvolver a primeira escola de música popular do nordeste, localizada em Pernambuco, para ensinar aos jovens a arte de tocar instrumentos musicais.

Hoje, Humberto Teixeira é reconhecido por suas contribuições para a música brasileira, tendo sido homenageado por todas as regiões do Brasil. Seu legado é lembrado por gerações, e suas músicas ainda inspiram composições por todo o mundo.
Humberto Teixeira
Nascimento: 5 de janeiro de 1915

Local: Iguatu

Morte: 3 de outubro de 1979 aos 64 Anos

Causa: enfarte do miocárdio

país de nacionalidade Brasil
formação Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro