Rachel de Queiroz

Escritora brasileira

A Escritora Brasileira Rachel de Queiroz

Rachel de Queiroz foi uma das mais importantes escritoras do Brasil moderno, tendo suas obras publicadas na década de 1930 e sendo reconhecida por sua contribuição para a literatura brasileira e, mais especificamente, para a literatura nordestina.

Nasceu em Fortaleza, Estado do Ceará, em novembro de 1910, e cursou a Faculdade de Direito do Recife. Seu primeiro livro, "O Quinze", foi publicado em 1930. Seu estilo narrativo se tornou referência na literatura brasileira, pois tratava de temas diversos, da realidade nordestina à mulher moderna. Outras obras importantes publicadas por Rachel de Queiroz foram "As Três Marias", lançado em 1933; "Vestido de Noiva", de 1937; "Casas de Penhores", lançado em 1940; "A Beira do Caminho", de 1946; "O Galo de Ouro", de 1955; e "Confidências", publicado em 1973.

Rachel de Queiroz foi a primeira mulher a ser premiada com o prêmio Machado de Assis, em 1959. Recebeu também outros prêmios apreciados, como o Prêmio Camões e o Prêmio Jabuti. Participou também de diversas antologias de literatura brasileira e foi responsável pela fundação da Biblioteca Popular do Ceará.

Rachel de Queiroz faleceu aos 103 anos de idade, em 4 de novembro de 2003, em Fortaleza. Seu legado literário é eternizado, pois suas obras ainda são lidas e estudadas por gerações de estudantes brasileiros, que se espelham na intensidade e coragem das narrativas de Rachel de Queiroz.
Rachel de Queiroz
Nascimento: 17 de novembro de 1910

Local: Fortaleza

Morte: 4 de novembro de 2003 aos 92 Anos
país de nacionalidade Brasil
obra destacada As Três Marias (romance)