Raimundo Correia

Poeta brasileiro

O poeta brasileiro Raimundo Correia é lembrado como um dos principais nomes da literatura nacional, considerado o principal expoente da chamada Geração Condoriana.

Natural de Recife, Raimundo Correia nasceu em 1859. Seus estudos eram dirigidos @à instrução lítero-científica e disciplinas bíblicas. Seu primeiro contato com o mundo literário começou ainda na juventude, com o periódico Correio de Pernambuco, chegando a publicar poemas e contos na revista.

Já na maturidade, Raimundo Correia formou a do grupo literário Condoreirismo, formado por modernistas brasileiros e que nos deu grandes obras literárias.

O romance de Correia, intitulado “O Canto dos Pardais”, foi considerado um dos principais em sua geração, por tratar de temas como a decadência moral e política no País. O livro continua sendo referência para vários estudiosos da literatura.

Além do “Canto dos Pardais”, o autor produziu diversas obras poéticas, como as coletâneas “Sonetos” e “Decassílabos”. Sua obra poética tem sido considerada de profundo sentido social, amoroso e filosófico.

Raimundo Correia faleceu em 1927, considerado um dos mais importantes poetas brasileiros.
Raimundo Correia
Nascimento: 13 de maio de 1859

Local: São Luís

Morte: 13 de setembro de 1911 aos 52 Anos
país de nacionalidade Brasil
formação Universidade de São Paulo