Renato Canini

Ilustrador brasileiro

O artista brasileiro Renato Canini, natural de Belo Horizonte, tem se destacado na cena artística nacional como ilustrador. A carreira de Canini começou ainda na infância, quando o artista desenvolvia seu próprio talante. Aos 14 anos, participou de seu primeiro concurso de ilustração.

Renato Canini procura trabalhar com diversos temas, entre eles natureza, animais, ecologia e temas humanos. Sua técnica preferida é a aquarela, em que a malha fina dos pincéis ajuda a traduzir sensações e emoções através de seu trabalho. O artista também cria obras a partir de outras técnicas como nanquim, xilogravura, acrílico e lápis de cor.

Canini é afiliado à Sociedade Brasileira de Ilustradores (SBI), Membro da Associação Nacional de Artes Plásticas (ANAP) e Membro do Coletivo de Artes Plásticas de Minas Gerais (Cuba).

O trabalho de Canini já foi exibido em importantes feiras de arte internacionais, entre elas Bienal Internacional de Santos em 2019. Seus trabalhos também foram publicados em revistas e jornais nacionais.

O artista também ministra workshops e oficinas de ilustração, contribuindo para o desenvolvimento do setor artístico e a formação de novos artistas. Sua visão única e original contribui para o crescimento da ilustração brasileira.

Renato Canini é um dos principais ilustradores brasileiros de sua geração. Sua contribuição para o desenvolvimento da ilustração nacional é inestimável, e é certo que continuará a surpreender a cena artística brasileira.

Início da carreira de Canini

Canini teve seu primeiro emprego aos 21 anos, na Secretaria de Educação e Cultura do Estado, fazendo ilustrações para a revista infantil Cacique. Após o fim da publicação, continuou a trabalhar com desenhos técnicos de engenharia até completar uma década como funcionário público, um trabalho que não o agradava.

Colaborações e mudança para São Paulo

Para compensar seu descontentamento com o emprego, Canini colaborou com charges para o Correio do Povo, TV Piratini e publicações alternativas. Sua vida mudou quando aceitou o convite do pastor Rev. Willian Schisler Filho para ilustrar a revista infantil Bem-Te-Vi da Igreja Metodista. Isso proporcionou sua mudança para São Paulo em 1967.

Trabalho na Editora Abril

Em São Paulo, depois de dois anos ilustrando para revistinhas infantis, Canini conseguiu uma oportunidade de trabalhar na Editora Abril. Ali, começou desenhando e escrevendo para a revista Recreio, mas sua carreira realmente se destacou quando assumiu a ilustração das histórias de Zé Carioca.

Renato Canini
Nome Completo: Renato Vinícius Canini
Nascimento: 22 de fevereiro de 1936

Local: Paraí

Morte: 30 de outubro de 2013 aos 77 Anos
país de nacionalidade Brasil