René Descartes

Filósofo e matemático francês

René Descartes foi um dos mais importantes filósofos e matemáticos da história. Nasceu em 1596 em La Haye en Touraine, na França, e morreu em 1650, na Holanda.

Durante sua vida, Descartes inovou profundamente no tratamento dado à filosofia e à matemática. Foi um dos principais líderes do movimento moderno de filosofia, a chamada Filosofia Moderna, que foi um desdobramento da Renascença que influenciou a cultura europeia nos séculos XV e XVI.

Descartes foi um dos pioneiros na fundação da física moderna. Ele estudou a natureza e os princípios da matemática a fim de conceituar a física mecânica, que gerou um novo olhar sobre a natureza natural. Ao se basear no método geométrico de dedução, o filósofo conseguiu compreender melhor a matemática, criando assim, o que ficou conhecido como o "método cartesiano".

Entre suas criações mais importantes está o famoso teorema de Pitágoras, que Descartes acrescentou à álgebra, estabelecendo assim, a matemática moderna. Ele também foi um dos primeiros a unir geometria e álgebra, criando assim, o que chamou de "Geometria Analítica".

Descartes também foi pioneiro na filosofia com a criação do "cogito ergo sum" como uma premissa para toda a filosofia moderna. O filósofo defendia que o único princípio válido para estabelecer uma verdade inquestionável é a experiência direta do sujeito.

Descartes foi uma figura fundamental no desenvolvimento da filosofia e da matemática moderna. Seu trabalho e seu pensamento foram influentes em muitas áreas e ainda hoje são estudados e discutidos por estudiosos de todo o mundo.
René Descartes
Nascimento: 31 de março de 1596

Local: Descartes

Morte: 11 de fevereiro de 1650 aos 53 Anos

Causa: pneumonia

país de nacionalidade França
obra destacada Discurso sobre o Método
formação Prytanée National Militaire