Richard Wagner

Músico alemão

O músico alemão Richard Wagner foi um dos mais importantes compositores do Romanticismo. Nascido em 22 de maio de 1813 na Alemanha, Wagner desenvolveu uma vasta obra musical que foi extremamente influente, não só na música alemã, mas também na música de todos os tempos.

Sua obra é conhecida por sua variedade musical, a mistura única de influências literárias e filosóficas e o uso de recursos envolventes que foi pioneiro na época. Seus trabalhos mais famosos são os musicais O Anel do Nibelungo e O Cavalo de Tróia, que fazem parte da trilogia Der Ring des Nibelungen.

Wagner também foi pioneiro em alguns conceitos musicais, como a criação de obras sinfônicas e a integração de elementos musicais com múltiplas vozes. Ele foi um dos primeiros músicos a usar sintetizadores eletrônicos, o que permitiu criar sons ainda mais modernos.

Embora muito reconhecido, Wagner foi duramente criticado por suas opiniões políticas e pelo uso de música que era considerada subversiva. O músico também foi envolvido em polêmicas através do uso da música para advogar ideais de pureza racial, o que posteriormente foi aproveitado por diversos regimes autoritários nos anos 20.

Mesmo assim, Wagner é lembrado principalmente por sua grande obra musical que se extende ao teatro, à ópera, à música clássica e até mesmo ao rock. Seu legado no mundo da música é difícil de ser medido e continua a influenciar artistas de todos os gêneros. Wagner morreu em 13 de fevereiro de 1883 na Baviera, Alemanha.
Richard Wagner
Nome Completo: Wilhelm Richard Wagner
Nascimento: 22 de maio de 1813

Local: Leipzig

Morte: 13 de fevereiro de 1883 aos 69 Anos

Causa: enfarte do miocárdio

cônjuge Cosima Wagner
país de nacionalidade Reino da Saxônia
obra destacada Das Rheingold
formação Thomasschule zu Leipzig