Roberto Burle Marx

Artista plástico brasileiro

Roberto Burle Marx, artista plástico brasileiro, é considerado um dos mais proeminentes paisagistas do mundo. Nascido em São Paulo, no dia 4 de agosto de 1909, Burle Marx dedicou quase toda sua vida às artes plásticas, à arquitetura, à botânica e à música. Sua obra foi reconhecida internacionalmente e, por mais de quatro décadas, suas contribuições para a preservação da cultura brasileira foram especialmente úteis.

Durante a sua carreira, Burle Marx trabalhou em diversos projetos de arquitetura e paisagismo, que incluíam parques e praças urbanas espalhados por várias cidades brasileiras, como São Paulo e Rio de Janeiro. Seu estilo único e aclamado pela crítica envolveu um forte senso de sobriedade e simplicidade, combinado com formas geométricas e linhas sinuosas. Sua obra é uma combinação de diversas influências, que vão desde o modernismo europeu e a alegria caribenha da cultura brasileira.

Além de sua obra de paisagismo, Burle Marx também foi reconhecido por sua produção de artes plásticas. Trabalhando com pintura, escultura e cerâmica, ele criou trabalhos únicos que apresentavam cenas de natureza e motivos florais e frutíferos. Burle Marx também se destacou por seu trabalho com murais de cerâmica e mosaicos, que ganharam muito destaque pelas edificações públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Neste último século, Roberto Burle Marx deixou um legado de arte e cultura que é considerado extremamente importante para a história da humanidade. Sua influência contribuiu grandemente para o desenvolvimento da arquitetura e paisagismo modernos. Em 1984, o artista foi homenageado com o título de "Chefe da Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul" pelo presidente João Figueiredo, em reconhecimento à sua inestimável contribuição para o país. Roberto Burle Marx faleceu em Rio de Janeiro, em 1994, deixando para trás uma grande obra de arte, que servirá para sempre como um testemunho de seu legado.
Roberto Burle Marx
Nascimento: 4 de agosto de 1909

Local: São Paulo

Morte: 4 de junho de 1994 aos 84 Anos
país de nacionalidade Brasil
formação Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro