Robespierre

Político e revolucionário francês

Robespierre foi um político e revolucionário francês que viveu na época da Revolução Francesa. Ele nasceu em Arras em 1758 e foi educado pelos jesuítas. Ele se formou em direito, se tornou advogado e foi eleito presidente da Assembleia Constituinte em 1790.

Durante a Revolução, Robespierre foi um fervoroso defensor dos direitos humanos básicos e igualdade diante da lei. Foi membro fundador da Sociedade dos Amigos da Lei e também atuou como líder da famosa facção política conhecida como Jacobinos. Foi um dos pioneiros da Revolução Francesa e foi fundamental na luta contra a ancien régime e a desigualdade social.

Robespierre defendeu veementemente a igualdade de direitos, liberdade de religião e imposto progressivo. Ele também foi o líder da campanha que eliminou a pena de morte para a menoridade. Durante sua presidência, ao longo do ano de 1793, a França enfrentou a famosa chamada "Termor Revolucionário" que se tornou conhecida por suas acusações de delito de lesa-majestade, execuções e prisões arbitrárias.

Robespierre foi considerado o líder da Revolução Francesa, mas seu governo longo e extremista acabou por levar à sua queda. Ele foi preso em 28 de julho de 1794 e executado no dia seguinte. Mesmo com sua morte, a herança de Robespierre continua sendo lembrada e reverenciada por muitos, por sua contribuição para a liberdade e igualdade, em um dos momentos mais importantes da história da humanidade.
Robespierre
Nascimento: 6 de maio de 1758

Local: Arras

Morte: 28 de julho de 1794 aos 36 Anos

Causa: decapitação

país de nacionalidade França
formação Lycée Louis-le-Grand