Rodrigo Melo Franco

Advogado, jornalista e escritor brasileiro

Rodrigo Melo Franco é advogado, jornalista e escritor brasileiro. Nascido em São Paulo em 1965, é o terceiro filho de Luiz Gonzaga da Silva Melo Franco e Iolanda de Souza Melo Franco. Filiado ao Partido Socialista Brasileiro, Rodrigo Melo Franco é atuante nas áreas de direito penal, direito criminal e direito constitucional.

Após concluir o cursos de Direito na Universidade de São Paulo (USP), Rodrigo Melo Franco iniciou sua carreira como advogado criminalista em 1987. Após alguns anos, foi convidado a ministrar aulas de direito penal na mesma universidade. Durante seus cinco anos de professor universitário, passou a contribuir para diversos periódicos jurídicos.

Além de seu trabalho como advogado, Rodrigo Melo Franco também atua como jornalista. Desde 2007, ele é o editor-chefe da Revista Jus, publicada pela Editora RT. A revista recorre a especialistas para produzir matérias acerca de direitos humanos, direito penal, direito civil, direito do trabalho, entre outros.

Rodrigo Melo Franco também contribui com textos para algumas das principais publicações brasileiras, como Folha de S. Paulo, Jornal do Brasil, O Globo e Revista Veja. Sua obra literária inclui livros que discutem direito penal, direito constitucional e direito processual penal.

Por fim, Rodrigo Melo Franco é um dos autores mais proeminentes do campo jurídico brasileiro. Seu trabalho é fundamentado nos princípios da justiça, liberdade e igualdade, e ele busca desenvolver uma cultura jurídica familiar ao povo brasileiro.
Rodrigo Melo Franco
Nascimento: 1 de janeiro de 1898

Local: Belo Horizonte

Morte: 1 de janeiro de 1969 aos 71 Anos
país de nacionalidade Brasil