Ronaldo Bôscoli

Compositor brasileiro

O compositor brasileiro Ronaldo Bôscoli foi um dos mais importantes e influentes compositores da música popular brasileira. Origem do estado do Espírito Santo, Bôscoli se destacou como compositor, guitarrista e arranjador durante sua trajetória profissional.

Ronaldo Bôscoli nasceu em 1944 e começou a compor aos 16 anos de idade, participando de vários festivais de música na adolescência. Em 1964, foi contratado pela gravadora Continental, onde assinou seu primeiro contrato de composição. A partir daí, seu nome passou a ser conhecido e cada vez mais demandado por cantores e intérpretes.

Vários artistas gravaram seus trabalhos, incluindo Elis Regina, Roberto Carlos, Caetano Veloso, Chico Buarque, Geraldo Vandré, Cazuza e Maria Bethânia. Alguns de seus sucessos mais conhecidos são “Eu preciso aprender a ser só”, “Bom dia tristeza”, “Ponta de lanca africano”, “Noite dos mascarados” e “Casa no campo”, compondo quase cem músicas ao longo de sua carreira.

O reconhecimento de Bôscoli foi eternizado com o prêmio Shell de Música, em 1988, que o consagrou como um dos compositores mais importantes da história da música brasileira. Além disso, em 2003 foi indicado ao Grammy Latino na categoria “Melhor Álbum de Rock Brasileiro” pelo álbum “Acústico MTV Ronaldo Bôscoli & Amigos”.

Ronaldo Bôscoli faleceu em 2013, deixando uma grande legado de músicas que na atualidade ainda são muito tocadas e cantadas. Ele foi uma grande figura da música brasileira, tendo se tornado uma referência para as novas gerações de artistas e compositores.
Ronaldo Bôscoli
Nome Completo: Ronaldo Fernando Esquerdo e Bôscoli
Nascimento: 28 de outubro de 1928

Local: Rio de Janeiro

Morte: 18 de novembro de 1994 aos 66 Anos

Causa: cancro da próstata

país de nacionalidade Brasil