Rosa Parks

Ativista norte-americana

Ativista norte-americana Rosa Parks gerou a Revolta dos Ônibus de Montgomery, liderando a luta dos negros pela igualdade na década de 1950.

Rosa Parks nasceu no Alabama em 4 de fevereiro de 1913. Filha de pais trabalhadores e educada em escolas afro-americanas, Parks foi uma ativista política desde muito jovem. Em 1944, ela se tornou secretária do National Association for the Advancement of Colored People (NAACP).

Rosa Parks tornou-se lendária em 1955 por ter se recusado a ceder o lugar no ônibus para um homem branco. O incidente resultou na criação da Revolta dos Ônibus de Montgomery. Ela foi presa em 1955 e condenada por desacato, mas o juiz decidiu anular a condenação e a revolta continuou.

Influenciada pelo pastor Martin Luther King Jr., a revolta culminou com a desintegração das leis segregacionistas dos Estados do Sul. Parks é creditada como uma das principais personalidades que ajudou a iniciar a luta pela igualdade racial nos Estados Unidos.

Por seu trabalho inovador, Rosa Parks recebeu prêmios e homenagens durante toda a sua vida. Em 1996, ela foi laureada com a Presidencial Medal of Honra pelo então presidente Bill Clinton. Ela foi a primeira mulher afro-americana a receber esse título.

Rosa Parks mudou a história dos Estados Unidos e uniu pessoas em todo o mundo. Seu legado continua sendo lembrado como um símbolo da coragem e luta pelos direitos dos afro-americanos. Ela faleceu em 24 de outubro de 2005, aos 92 anos.
Rosa Parks
Nome Completo: Rosa Louise McCauley
Nascimento: 4 de fevereiro de 1913

Local: Tuskegee

Morte: 24 de outubro de 2005 aos 92 Anos
país de nacionalidade Estados Unidos