Roy Lichtenstein

Pintor pop norte-americano

O pintor norte-americano Roy Lichtenstein, um dos pioneiros e mais conhecido artistas pop, tem suas obras conhecidas e reconhecidas em todo o mundo. Nascido em 1923, em Nova York, Lichtenstein desenvolveu desde cedo um interesse pela arte, mas estudou inicialmente engenharia química. Após a Segunda Guerra Mundial, Lichtenstein retomou seus estudos de arte na Universidade de Ohio, onde se formou em belas artes em 1949.

Dentre todos os movimentos da arte contemporânea, o Pop Art foi o que mais influenciou o trabalho de Lichtenstein. Esta corrente de arte surgiu na década de 50 e se inspirava nas imagens da cultura popular, como anúncios comerciais,HQs, revistas e cartoon. Utilizando elementos de publicidades e cartoons, a partir de 1962 Lichtenstein começou a produzir as famosas obras com bolhas e viés humorísticos, apresentando ao mundo sua famosa e inimitável técnica que combina o uso da tinta, linhas e bolhas.

Uma das propostas de Lichtenstein era destacar e evidenciar a dimensão organizacional de todo o material publicitário que ele encontrava. Essa foi uma das principais contribuições do pintor para a arte de sua época. Durante sua carreira, Lichtenstein produziu inúmeras peças criativas, incluindo telas, esculturas e obras em metal.

Roy Lichtenstein faleceu em 1997, deixando para trás sua herança de obras primorosas que ainda hoje são aclamadas e exibidas em museus ao redor do mundo. Suas obras se tornaram ainda mais significativas ao longo do tempo, pois a arte pop tem se tornado cada vez mais popular entre os artistas contemporâneos de hoje. As obras de Roy Lichtenstein são sinônimos de cultura pop e representam a forma como o artista conseguiu destacar de forma criativa os elementos mais notáveis da cultura de seu tempo.
Roy Lichtenstein
Nascimento: 27 de outubro de 1923

Local: Manhattan

Morte: 29 de setembro de 1997 aos 73 Anos

Causa: pneumonia

país de nacionalidade Estados Unidos
obra destacada Look Mickey
formação Art Students League of New York