Rui Barbosa

Político brasileiro

Rui Barbosa - O Brilhante Político Brasileiro

Um dos mais importantes e destacados políticos brasileiros, Rui Barbosa nasceu em Joazeiro do Norte, Ceará, no dia 5 de novembro de 1849. Ingressou na Faculdade de Direito do Recife em 1870.

Na época da Proclamação da República, Rui Barbosa foi contrário ao governo provisório de Deodoro da Fonseca. Na contramão dos acontecimentos, Rui Barbosa assumiu o cargo de ministro da Justiça e Negócios Interiores de Floriano Peixoto, tornando-se o jovem ministro mais cedo da história.

Apesar de ter se despedido do governo de Floriano, Rui Barbosa continuou a atuar de forma destacada na vida política e nacional brasileira. Nos anos seguintes à proclamação da República, Rui Barbosa tornou-se um dos principais defensores dos direitos civis. Sua participação em importantes lutas, como o movimento abolicionista, lhe garantiram destaque no cenário nacional.

Em 1902, Rui Barbosa foi eleito presidente do Senado Federal. Uma de suas principais ações na presidência do Senado foi a criação do Estatuto dos Funcionários Públicos, que garantiu direitos trabalhistas aos servidores.

Rui Barbosa teve destaque também como diplomata. Foi inclusive ministro plenipotenciário da República brasileira nos Estados Unidos. Em 1921, foi encarregado de uma missão de conciliação entre o Brasil e o Uruguai pela Sociedade das Nações. Para sua atuação na diplomacia, o político foi agraciado pelo governo uruguaio com a Grande Cruz da Ordem de do Mérito.

Rui Barbosa faleceu em 16 de maio de 1923, no Rio de Janeiro. Em sua homenagem, o político foi nomeado patrono da Ordem dos Advogados do Brasil. O governo brasileiro também criou a medalha “Rui Barbosa”, como forma de reconhecer os méritos dos servidores públicos civis e militares.

O nome de Rui Barbosa é, sem dúvidas, um dos mais lembrados na história brasileira. Seu legado de defesa dos direitos civis e trabalhistas está presente na realidade brasileira até os dias atuais.
Rui Barbosa
Nascimento: 5 de novembro de 1849

Local: Salvador

Morte: 1 de março de 1923 aos 73 Anos
país de nacionalidade Brasil
formação Faculdade de Direito da Universidade Federal de Pernambuco