Ruth Rocha

Escritora brasileira

A escritora brasileira Ruth Rocha é um dos nomes mais importantes da literatura infantojuvenil no Brasil. Nascida no Rio de Janeiro em 1944, ela começou a escrever ainda criança, influenciada por seu pai, jornalista e escritor. Sua carreira deslanchou em 1981 com a publicação de seu primeiro livro infantil, “O Cordel Encantado”, obra que lhe rendeu o Prêmio Jabuti de Literatura pela melhor obra infanto-juvenil.

Ela lançou desde então mais de 50 livros para crianças e jovens, que abordam temas diversos como a natureza, a relação entre gerações, a amizade, as viagens, o cotidiano e a família. Suas obras, muitas vezes recheadas de poesia, são tidas como importantes réplicas do Brasil rural, transmitindo valores e lembrando tradições que vem à tona através não só da história, mas também das ilustrações de Arte & Ciência - gráfica que produz os livros de Ruth.

Além disso, Ruth foi responsável pela criação da Coleção Arca de Noé, voltada para as crianças de 0 a 5 anos, que foi criada em 1993, e da Coleção Contos de Fadas, em 2011.

Ruth Rocha foi homenageada internacionalmente com diversos prêmios de literatura infantil, como o ALMA Award para Autor, o Prêmio Internacional White Ravens e o 1º Prêmio Nacional de Literatura da França. Além disso, ela foi a primeira brasileira a receber o Prêmio Arte e Letras da cidade de Paris, em 1991.

Em 2001 foi nomeada pelo Ministério da Cultura membro da Academia Brasileira de Letras, tornando-se a primeira mulher a ocupar um desses cargos.

Ruth Rocha conta com uma vasta obra que se tornou referência não só para o público infantojuvenil, mas também para todas as pessoas que admiram os clássicos e valorizam a literatura brasileira. Seu trabalho, que vem surpreendendo leitores desde 1981, é ainda hoje um importante retrato da cultura e das tradições brasileiras.

Familia de Rilda Machado

Rilda é uma das filhas do médico Álvaro de Faria Machado e Esther de Sampaio Machado. Ela faz parte de uma grande família composta por quatro irmãos.

Irmãos de Rilda Machado

Rilda Machado tem três irmãos além dela mesma, sendo eles: Álvaro, Eliana e Alexandre Machado. A família Machado é notavelmente unida e consolidada.

Descendência de Rilda Machado

Rilda Machado é mãe de Mariana Rocha. Não se sabe se Mariana mantém o sobrenome Machado, mas a linhagem da família continua através dela.

Ruth Rocha
Nascimento: 2 de março de 1931 (92 Anos)

Local: São Paulo

país de nacionalidade Brasil