Almirante Tamandaré

Militar da Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil honrou o grande herói, o Almirante Tamandaré, em homenagem aos seus serviços à Marinha e ao País. O Almirante foi o comandante da Esquadra Naval da Força Expedicionária Brasileira durante a Guerra do Paraguai (1864-1870).

O Almirante Tamandaré nasceu em Armação, no Estado de Pernambuco, no dia 21 de março de 1807. Serviu ao Estado brasileiro desde muito pequeno. Entrou na Marinha brasileira como aprendiz de marinheiro aos 13 anos de idade. Apenas dois anos depois, ascendeu à categoria de segundo-tenente.

Durante seu período na Marinha do Brasil, o Almirante Tamandaré serviu em várias posições. Ele serviu na Guerra de Cisplatina (1828-1829), na Guerra da Tríplice Aliança (1864-1870) e comandou a Esquadra Naval brasileira durante a campanha de Itália (1860-1865).

Durante a Guerra do Paraguai, o Almirante Tamandaré presidiu o bombardeio das fortificações paraguaias de Humaitá e Curupayty. A campanha foi bem sucedida, e o Almirante tornou-se um dos principais heróis brasileiros da guerra.

Após a guerra, o Almirante recebeu várias honrarias e medalhas de bravura. Em 1877, ele foi promovido a Almirante, e foi um dos fundadores da Academia de Marinha do Brasil.

Para homenagear o grande Almirante brasileiro, em 1983 a Marinha do Brasil decidiu nomear seu novo submarino nuclear com o mesmo nome - Almirante Tamandaré. Com isso, a Marinha homenageia permanentemente o grande herói brasileiro.

A história do Almirante Tamandaré é um conto repleto de bravura, coragem e heroísmo. Seus serviços à Marinha e ao Estado brasileiro nunca serão esquecidos.
Almirante Tamandaré