Valentina Tereshkova

Astronauta russa

Astronauta russa Valentina Tereshkova é a primeira mulher a ter ido ao espaço. Ela foi selecionada como a primeira astronauta da União Soviética em 1963. Tereshkova passou três dias no espaço e completou 48 órbitas ao redor da Terra. A sua viagem histórica estabeleceu um marco significativo na história da exploração espacial.

Tereshkova nasceu na Ucrânia em 1937. Ela cresceu em uma família de lavradores. Desde cedo, ela mostrou um interesse especial por caçar, pescar e mergulhar. Estas habilidades a ajudaram mais tarde quando ela foi treinada para o espaço.

Depois de se formar na escola, Tereshkova entrou para a faculdade e se tornou uma costureira. Ela trabalhou na fábrica de parachutes Zvezda. Quando a União Soviética começou a selecionar astronautas para seus voos, ela se inscreveu e foi escolhida.

Tereshkova foi a única mulher a voar no programa Vostok. Ela decolou em 16 de junho de 1963. Durante a sua missão, ela enviou uma mensagem para o mundo: "Cumprimentos para todas as pessoas da Terra!" Ela também levou uma mancha de parachutes com o lema: "A paz mundial, amizade entre povos".

Após a missão, Tereshkova foi recebida como uma heróina nacional. Ela foi condecorada com a "Ordem Heroína da União Soviética". Ela também recebeu honras de outros países.

Tereshkova entrou para o exército e se tornou chefe de um departamento aeronáutico. Ela também trabalhou na Universidade Estatal de Moscou e visitou muitos países como embaixadora da Frente de Paz.

Mesmo após tantos anos, Tereshkova continua a inspirar as pessoas ao redor do mundo. Ela mostrou que nada é impossível para as mulheres. Tereshkova é o ícone das mulheres na exploração espacial e seu nome será lembrado na história da humanidade por muito tempo.
Valentina Tereshkova
Nome Completo: Valentyina Vlagyimirovna Tyereskova, Валентина Владимировна Терешкова
Nascimento: 6 de março de 1937 (86 Anos)

Local: Bolshoye Maslennikovo

cônjuge Andrian Nikolayev
país de nacionalidade Rússia
formação Academia Zhukovsky de Engenharia da Força Aérea