Venceslau Brás

Político brasileiro

Venceslau Brás foi um dos principais políticos brasileiros dos últimos tempos, marcando a história nacional com suas ideias progressistas.

Nascido em 1868, na cidade de Santos, no estado de São Paulo, Venceslau Brás foi um homem de grande visão e atuou de forma assertiva em todos os cargos que ocupou. Foi prefeito (1890-1893) e vereador (1894-1895) de Santos, sendo deputado federal na Assembleia Legislativa paulista de 1896 a 1898. Assumiu o cargo de Ministro da Fazenda do Governo Rodrigues Alves (1902-1906), sendo responsável por grandes realizações, como a criação da Caixa Econômica Federal.

Em sua gestão como Ministro da Guerra (1907-1910), durante o governo Campos Sales, Venceslau Brás implantou a primeira Escola de Formação de Oficiais do Exército, atualmente conhecida como Academia Militar das Agulhas Negras, e também incentivou o investimento em transportes, melhorando a logística no país.

Durante seu mandato como presidente da República (1914-1919), Venceslau Brás iniciou as reformas no interior do país, incentivando as obras de saneamento, a construção de estradas e o desenvolvimento econômico. Também criou o Departamento Nacional de Estradas de Ferro, que desenvolveu nacionalmente o transporte ferroviário.

Venceslau Brás também iniciou a Lei de Responsabilidade Fiscal, de modo a economizar e melhorar a arrecadação de impostos para o país, e ainda criou a Diretoria da Imprensa Oficial, para garantir o acesso público à informação produzida pelo governo.

Sua visão ajudou a modernizar o país, com ações que ainda reverberam até hoje. Venceslau Brás faleceu em 1919, mas deixou um legado que ainda hoje é admirado por todos os brasileiros.
Venceslau Brás
Nascimento: 26 de fevereiro de 1868

Local: Brazópolis

Morte: 15 de maio de 1966 aos 98 Anos
país de nacionalidade Brasil
formação Colégio Marista Arquidiocesano