Viktor Frankl

Neuropsiquiatra austríaco criador da logoterapia

Viktor Frankl, famoso neuropsiquiatra austríaco, foi pioneiro na criação da teoria conhecida como Logoterapia, forma diversa da psicoterapia. Nascido na cidade de Viena, em 26 de março de 1905, sua família era de classe média alta, sendo pai comerciante.

Frankl teve uma infância desgastada pela morte de seu irmão mais novo aos 5 anos de idade, o que influenciou sobremaneira na sua trajetória de vida e nas suas visões acerca da psique humana.

Com 18 anos, já se interessava por psicologia, unindo-a à sua forte vontade de tornar-se médico, decidindo assim cursar medicina na Universidade de Viena. Posteriormente, graduando-se em neurologia e psiquiatria, fundou um consultório na cidade.

Durante a Segunda Guerra Mundial, foi preso pelos nazistas e levado a um campo de concentração. Foi lá que ele encontrou a força necessária para ultrapassar a dor da experiência e encontrou a inspiração para desenvolver as suas ideias sobre a Logoterapia.

Logoterapia é o tratamento popularmente conhecido como terapia do sentido de existir. Ela se fundamenta em estudar a importância que o homem liga ao significado de sua própria vida e como este influencia seu modo de viver.

É a partir desse fundamento que o Dr. Viktor Frankl desenvolveu uma série de práticas como parte de sua teoria. Sua obra, “Man’s Search for Meaning”, é referência judaica no mundo da mentalidade humana e foi destaque em mais de 20 línguas diferentes.

Assim, a Logoterapia tornou-se a terapia mais abrangente conhecida até hoje, e é através de sua abordagem que o autor acreditava na redenção através da responsabilidade, além de incentivar que cada indivíduo busque dentro de si mesmo o seu próprio sentido de existir.

Viktor Frankl, o criador da Logoterapia, teve uma vida marcada por grandes desafios. No entanto, destaca-se na história por ter aprimorado a maneira como o homem enxerga a si mesmo e sua relação com o mundo, estabelecendo um novo padrão de qualidade de vida psicológica.
Viktor Frankl
Nascimento: 26 de março de 1905

Local: Viena

Morte: 2 de setembro de 1997 aos 92 Anos
país de nacionalidade Áustria
obra destacada Em Busca de Sentido
formação Universidade de Viena