Vilfredo Pareto

Sociólogo francês

Vilfredo Pareto foi um importante sociólogo e economista francês que desenvolveu importantes teorias relacionadas à sociologia e à economia, nos anos de finais do século XIX até os anos iniciais do século XX.

Ele foi instrutor de matemática aplicada na Universidade de Gênova, tendo seus trabalhos voltados para a economia, a matemática e a linguística.

Sua fama se deu por conta de sua teoria de "elite vs massa", que foi desenvolvida na obra intitulada "Cours d'economie politique" (Curso de Economia Política), onde ele aborda a dominação da elite econômica e política sobre a massa de pessoas.

No campo da economia, Pareto desenvolveu a Teoria dos Jogos, que envolve a relação entre os jogadores de uma determinada situação econômica, a qual foi muito importante para a evolução da economia moderna.

Além disso, ele desenvolveu o Princípio de Pareto, que é uma ferramenta de gestão muito importante para diversas empresas. O principio estabelece que 80% dos resultados se devem a 20% dos esforços aplicados, assim, o foco do gestor deveria ser na aplicação de recursos e esforços em pequenos grupos que poderiam promover bons resultados.

Pareto também foi responsável pelo desenvolvimento de diversos trabalhos acadêmicos, dentre eles a teoria de "escassez", onde ele aborda a necessidade humana de elaborar soluções a problemas todos os dias. Segundo Pareto, o homem é obrigado a aplicar energia e esforço para conseguir satisfazer diversos desejos e necessidades.

Por meio de seu trabalho, Vilfredo Pareto teve um papel fundamental na construção de diversos princípios utilizados até os dias atuais. Além disso, suas teorias sociais influenciaram gerações e ajudaram a desenvolver diversos artigos de sociologia.
Vilfredo Pareto
Nascimento: 15 de julho de 1848

Local: Paris

Morte: 19 de agosto de 1923 aos 75 Anos
país de nacionalidade Reino de Itália
obra destacada Tratado de Sociologia Geral
formação Instituto Politécnico de Turim