Washington Luís

Ex-presidente do Brasil

Washington Luís, ex-presidente do Brasil (1926-1930), nasceu em Caçador (SC), a 2 de julho de 1869, filho do Coronel Joaquim Ferreira de Sousa e de Dona Leonor Botelho de Oliveira.

A sua família teve origens aristocráticas, tendo ascendência portuguesa, inglesa e italiana, que mais tarde influenciariam a sua visão política.

Estudou direito na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, tendo sido diplomado em 1897. Logo de seguida ingressou na carreira diplomática, tendo sido nomeado chefe da legação brasileira em Buenos Aires, no ano de 1917. No ano seguinte voltou ao Brasil para assumir o cargo de ministro das Relações Exteriores.

Após a Revolução de 1930, Washington Luís foi afastado do cargo de Presidente da República e exilou-se na Suíça. Em 1933 regressou ao Brasil, após o exílio forçado, e consagrou-se ao estudo da Antropologia e da Etnologia.

No âmbito da sua atividade política, Washington Luís foi o político brasileiro que mais se destacou durante a Primeira República, tendo presidido o Brasil durante o início da década de 1930. Durante o seu mandato, promoveu a melhoria dos serviços essenciais para a população, tais como saúde, educação e segurança.

Washington Luís também foi responsável pelo aumento da produção de alimentos, o que permitiu a redução dos preços. Além disso, foi um dos principais responsáveis pela Lei de Estímulo à Hidroeletricidade, que permitiu o desenvolvimento de grandes obras de infraestrutura no Brasil.

Washington Luís faleceu a 7 de setembro de 1957, em São Paulo. Foi homenageado pela cidade natal, Caçador (SC), onde foi erigida uma estátua em sua homenagem.

Durante as suas cinco décadas de vida, Washington Luís deixou uma importante herança para o Brasil, tendo deixado marcas indeléveis na sua história.
Washington Luís
Nascimento: 26 de outubro de 1869

Local: Macaé

Morte: 4 de agosto de 1957 aos 87 Anos
cônjuge Sofia Pais de Barros
país de nacionalidade Brasil
formação Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo