Winston Churchill

Político britânico

O político britânico Winston Churchill foi o primeiro-ministro durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi conhecido por sua liderança, oratória, e visão estratégica durante o período de guerra. Churchill teve um papel na criação da Organização das Nações Unidas (ONU) e foi visto como um líder histórico e forte.

Nascido em 1874 na cidade de Blenheim, Inglaterra, Churchill foi o primeiro filho de Lord Randolph Churchill e Lady Randolph Churchill. Ele foi educado em Harrow e em Sandhurst, desempenhando um importante papel na cavalaria britânica durante a guerra de 1898 contra os búlgaros.

Entre 1900 e 1929, Churchill se mudou para a Câmara dos Comuns, onde se tornou membro do Partido Conservador. Ele participou de uma série de conselhos de ministros, liderando o Ministério de Minas, o Ministério da Aviação e o Ministério do Interior.

Durante o início da Segunda Guerra Mundial, Churchill foi nomeado Primeiro-Ministro do Reino Unido em 1940. Durante seu mandato, ele instigou a bravura do país e liderou o Reino Unido na resistência contra o regime nazista de Adolf Hitler. Churchill fez um discurso histórico na catedral de York, em junho de 1940, no qual afirmou que o Reino Unido não capitularia e que “nunca se renderia”.

Durante a Conferência de Yalta, em fevereiro de 1945, Churchill se reuniu com o Presidente dos Estados Unidos, Franklin D. Roosevelt e o líder soviético, Joseph Stalin, para ajudar a negociar algumas das principais decisões que levaram à vitória sobre os nazistas alemães.

Após a Segunda Guerra Mundial, Churchill tornou-se Primeiro-Ministro novamente de 1951 a 1955. Ele foi o único homem na história a receber os títulos honors de Cavaleiro da Grã-Bretanha, Cavaleiro da Ordem do Banho, Cavaleiro do Império Britânico, Cavaleiro da Ordem do Tosão e Cavalheiro da Ordem do Anel da Sereia.

Em 1953, Churchill foi premiado com o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços para promover a paz mundial. Em 1963, foi nomeado Cavaleiro do Império Britânico, a mais alta distinção honorável que um cidadão britânico pode receber.

Após sua morte, em 24 de janeiro de 1965, Churchill foi homenageado com um enterro na Abadia de Westminster, onde foi enterrado ao lado de seu pai, Lord Randolph Churchill, e sua esposa, Clementine. O Dia de Churchill, 19 de novembro, foi criado para comemorar sua vida e obras.

Churchill é lembrado como um dos mais notórios estadistas britânicos de todos os tempos e foi amplamente reconhecido por seu líder destemido e influência durante a Segunda Guerra Mundial.
Winston Churchill
Nome Completo: Winston Leonard Spencer Churchill
Nascimento: 30 de novembro de 1874

Local: Palácio de Blenheim

Morte: 24 de janeiro de 1965 aos 90 Anos

Causa: acidente vascular cerebral

cônjuge Clementine Churchill
país de nacionalidade Reino Unido
obra destacada The Second World War
formação Harrow School