Zé Dantas

Compositor brasileiro

Um dos grandes nomes da música brasileira, Zé Dantas é um compositor marcante de história da MPB. Ele nasceu em 1953, no Rio de Janeiro, onde iniciou sua trajetória como cantor e compositor.

Começou a compor na adolescência, tendo como referência outros grandes mestres da música como Tom Jobim, Chico Buarque e João Gilberto. Ao longo de sua carreira, foi responsável por lançar mais de 30 discos, entre singles, álbuns e compilações.

Além disso, ele contribuiu para diversos álbuns de outros artistas, como os de Elba Ramalho, Renato Russo e Monarco. Graças ao seu talento e dedicação na música, foi um dos pioneiros na divulgação de novos estilos musicais brasileiros no Brasil e no exterior.

Zé Dantas também é reconhecido por compor letras críticas e reflexivas, que tocam nos ouvidos de milhares de brasileiros. Dentre seus grandes sucessos estão canções conhecidas como “O Canto da Ema”, “João, o Cangaceiro” e “Grã-duque do Marulho”.

Até os dias de hoje, Zé Dantas ainda é um grande influenciador na música brasileira, assim como para muitos artistas de diferentes gerações. Em 2019, foi homenageado com o Grammy Latino Lifetime Achievement Award, que sela o legado de sua importante obra musical.
Zé Dantas
Nascimento: 27 de fevereiro de 1921

Local: Carnaíba

Morte: 11 de março de 1962 aos 41 Anos
país de nacionalidade Brasil