Zumbi dos Palmares

Líder da resistência negra

Líder da resistência negra Zumbi dos Palmares

A figura histórica de Zumbi dos Palmares, líder da resistência negra mais conhecida do Brasil, tem sido estudada e reverenciada ao longo dos séculos. Originário do Estado de Alagoas, Zumbi foi o líder supremo das comunidades quilombolas, que foram criadas pelos escravos africanos e seus descendentes no século XVI e nas primeiras décadas do século XVII.

Durante os primeiros séculos do Brasil colonial, os quilombos eram fortalezas autônomas dos negros, localizadas principalmente na região do Vale do Paraíba, no Nordeste do país. Os quilombos contavam com administração própria e economia, bem como lutavam contra a escravidão e a exploração. O líder da resistência que liderou as comunidades quilombolas foi Zumbi dos Palmares.

Zumbi surge no contexto histórico como o líder mais importante de todos os quilombos que se rebelaram contra a escravidão. Tornou-se o grande símbolo da resistência negra brasileira, tendo liderado uma série de combates contra as tropas reais. Zumbi organizou e estimulou as comunidades quilombolas a lutar e nunca se render.

Um dos feitos mais importantes de Zumbi foi a criação de Palmares, em 1678. Esta grande nação negra foi composta por diversas comunidades quilombolas, unidas sob liderança de Zumbi. Com uma população de mais de 30 mil pessoas, Palmares foi a maior resistência negra durante os dois séculos de escravidão no Brasil e, durante este período, contou com grande quantidade de tropas e armamento.

A luta de Zumbi e dos quilombolas contra a escravidão resultou em uma grande batalha, lutada entre 1690 e 1694, que resultou na destruição de Palmares e na morte de Zumbi. Apesar de sua morte, o legado de Zumbi vivia na memória dos quilombolas e na consciência nacional.

Em 1988, a cidade de Palmares foi reconhecida como patrimônio histórico nacional. O nome de Zumbi dos Palmares tornou-se símbolo da resistência e orgulho dos afro-brasileiros. Hoje, 20 de novembro, é comemorado em todo o país o Dia da Consciência Negra, em memória a Zumbi e às lutas dos africanos pela liberdade.
Zumbi dos Palmares
Nascimento: 1 de janeiro de 1655

Local: Capitania de Pernambuco

Morte: 20 de novembro de 1695 aos 40 Anos

Causa: matança

cônjuge Dandara
país de nacionalidade Brasil