Zuzu Angel

Estilista brasileira

A estilista brasileira Zuzu Angel foi uma das mais renomadas criadores de moda do país, com uma trajetória que ultrapassou fronteiras. Nascida Maria de Lourdes Morgado às dez de abril de 1938, cresceu na cidade de Goiânia, no estado de Goiás.

Depois de se mudar para São Paulo, Zuzu ingressou na Escola de Belas Artes e foi quando começou a mostrar seu talento para a moda. Sua carreira começou quando deu aulas de costura para estudantes do ensino médio.

Em 1964, ela abriu sua primeira loja em São Paulo, onde começou a vender as criações que tanto amava. Eram roupas femininas fabulosas, que incorporavam elementos tradicionais da cultura brasileira.

Ao longo dos anos, Zuzu Angel conseguiu estabelecer-se como figura importante no universo da moda. Ela participou de mostras e desfiles internacionais, produzindo roupas luxuosas para mulheres.

Zuzu Angel também era conhecida por sua paixão pelas artes e pela cultura brasileira. Ela foi editora da revista Época e frequentemente usava suas criações para mostrar as riquezas do país, incluindo suas influências africanas, indígenas e europeias.

Infelizmente, Zuzu Angel faleceu em 1976, mas sua marca é lembrada até hoje. Sua filha, Zuzu Angel Filha, manteve o legado da mãe e criou a grife Zuzu Angel Jeans, que se tornou reconhecida internacionalmente.

A trágica morte de Zuzu Angel

Zuzu Angel faleceu em 14 de abril de 1976 num acidente de carro. Seu veículo saiu da pista após sair do Túnel Dois Irmãos no Rio de Janeiro, e caiu na estrada abaixo. A morte foi instantânea.

Ultimas palavras de Zuzu Angel antes do acidente

Uma semana antes do acidente, Zuzu havia deixado na casa de Chico Buarque um documento que deveria ser publicado caso algo lhe acontecesse, nele estava escrito: 'Se eu aparecer morta, por acidente ou outro meio, terá sido obra dos assassinos do meu amado filho'.

Zuzu Angel, uma vítima política reconhecida

Em 1998, a Comissão Especial dos Desaparecidos Políticos julgou o caso de Zuzu como pessoa que, participou ou foi acusada de participação, em atividades políticas, tenha falecido por causas não-naturais, em dependências policiais ou assemelhadas.

Hipótese de acidente posto em questão

Em 2007, a Comissão inseriu no relatório final testemunhos de duas pessoas que afirmaram ter visto o carro de Zuzu ter sido fechado por outro e jogado fora da pista.

Wikileaks e o caso Zuzu Angel

Em 2013, a Wikileaks vazou um documento norte-americano que comentava a morte de Zuzu e mostrava preocupação, citando que apesar da falta de evidências, a hipótese de 'jogo sujo' por parte de forças de segurança não poderia ser descartada.

Memórias de uma Guerra Suja e o envolvimento militar

Em 2014, Cláudio Antônio Guerra relata, em seu livro Memórias de uma Guerra Suja, crimes que incluem a morte de Zuzu Angel. A presença do falecido coronel Freddie Perdigão Pereira, na cena do acidente, foi apontada como comprovação do envolvimento militar na morte de Zuzu.

Zuzu Angel
Nome Completo: Zuleika de Souza Netto
Nascimento: 5 de junho de 1921

Local: Curvelo

Morte: 14 de abril de 1976 aos 54 Anos

Causa: acidente de automóvel

país de nacionalidade Brasil